O trabalho desenvolvido na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - UNESP, campus de Jaboticabal, resultou na formação do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal (GRUPO ETCO), e teve reflexos na organização e desenvolvimento da Etologia no Brasil.


Em 1983, na UNESP de Jaboticabal, foi realizado o I Encontro Paulista de Etologia que passou a ter caráter nacional na forma dos Encontros Anuais de Etologia (EAE) a partir de 1986. A perspectiva da realização do X EAE novamente na FCAV/UNESP, em 1992, mostrou a necessidade de se organizar um grupo de estudos e pesquisas, até como decorrência da expansão natural da disciplina de Etologia e das atividades de pesquisa nessa área. Assim nasceu o GRUPO ETCO, tendo como principal objetivo despertar o interesse e contribuir para a formação de estudantes e pesquisadores, nas áreas afins à atuação do grupo (Etologia e Ecologia Animal), particularmente no contexto da criação animal.


Assim, o GRUPO ETCO vem contribuindo para a divulgação da Etologia no meio das ciências agrárias, em busca de uma forma alternativa para resolver problemas práticos da criação animal. Isso tem sido feito de forma integrada e multidisciplinar, possibilitando abordagens teóricas e práticas, frequentemente interagindo com outros ramos da ciência. Esta integração é assegurada pela cooperação e participação de pesquisadores de várias instituições no grupo, o que tem fortalecido e ampliado os horizontes de nossas pesquisas.